segunda-feira, 5 de julho de 2010

II Endurance Point Kart - 30/06/2010

Um treino em forma de competição. Esta é a mais nova idéia do Point Kart.

Um Endurance de 1hora com no máximo 3 pilotos por equipe, fazendo paradas regulamentadas para troca.

Trocas estas, apenas de piloto, sempre em 30 segundos.

As vésperas de etapas de ligas, o Point Kart divulga e realizada o Endurance Treino. Uma maneira dos pilotos treinarem em ambiente de competição e tbm com pilotos com quem não estão acostumados a acelerar.

Na primeira oportunidade, não participei de nenhuma equipe, mas para a segunda edição não tinha como escapar. Ligações sucessivas me colocavam na pista. Convidei outros dois pilotos que tbm não haviam participado do primeiro Endurance. Aliás, primeiro Endurance Point Kart vencido pela equipe BV/CIK, formada por Orlando Afonso, Felipe Assunção e Bob Kaiuca.

Felipe Piatgorsky e Humberto Rubin juntavam-se para montar a equipe EU PENSO KART. Equipe forte, dispensa comentários quando se trata da pista ensaboada do Point. Alguns antes da prova apelidaram de Dream Team. Acho demasiado. Nunca andamos juntos e outras tantas equipes já colocaram o nome no lugar mais alto do pódio em competições semelhantes.

A grande coincidência é que dessas equipes que já escreveram nome em eventos no Point, a maioria delas levava sempre um mesmo piloto como referência: Humberto Rubin.

E o que dizer quando 'o cara' fala: "classifica vc!" e aponta para mim. Bem, todos tínhamos treinado e sempre estamos andando por ali... Rápido eu sabia que era. Mais rápido que o Rubin, eu não tinha certeza.

As equipes um pouco antes do sorteio se reúnem e separam os karts dos sorteios. Havia uma dúvida para escolher o último kart a ir para o sorteio. Juliana, uma das organizadoras, pergunta: "o que acham do kart 13? Pode ser o 13?" E num momento bestial, eu grito do fundo da sala: "Coloca essa merda logo no saco, porque alguém tem que se fuder!"

É óbvio que na hora de sortear, o mão de merda aqui, tirou a bolinha número 13. Fui muito zoado e em clima de festa a equipe campeã do primeiro Endurance e portanto, defendendo o título, sorteio a Nave Enterprise, o Kart 9.

Orlando na pista para classificar com o canha e eu no pé-de-pano 13. Orlando assumiu o topo do painel logo nas primeiras voltas, enquanto eu buscava o limite do kart. Quando a pista melhorou no final do qualifing, parei o kart, inclusive em uma posição ruim, pois perdi tempo e mais uma volta, mas foi suficiente para fazer duas voltas lançadas e de cara pro vento.

Uma primeira volta muito boa, mas não suficiente, mas a segunda e última volta rápida foi daquelas. Tudo perfeito, passei na reta quicando no banco e cruzei a quadriculada com o painel as minhas costas. Não precisa enxergar. O grito de Piat e Rubin indicavam, cravei a POLE! Por apenas 0,01seg ou 1 centésimo. Só para ter noção do que é esta diferença, ela é menor 200vezes que um piscar de olhos.

Largada lançada, em fila indiana. Orlando me acompanhou durante toda a primeira perna, com um canha e na referência, sabia que ele ficaria incomodando, mas simplesmente fazendo o meu traçado, era quase impossível ultrapassar, salvo um erro ou uma grosseria do tipo Schumacher.

Faço a minha parada, mas tem um outro kart no boxe. Ao invés de perder os 30segundos normais, perdemos cerca de 50 segundos. Isso é praticamente 1 volta de desvantagem. Orlando fica o máximo possível na pista para abrir vantagem e a equipe BV comete o primeiro erro. Com o limite de tempo para efetuar a parada, Orlando excede e a equipe BV/CIK é punida com duas voltas. A punição demora a ser imposta, mas é dada.

Pelas equipes eram os Felipes na pista, Piat e Assunção. Assunção era rápido, mas Piat se livrava do tráfego mais rápido e aos poucos reduzia a vantagem. Vantagem esta de pista, mas pelo sistema de cronometragem não existia mais. Era questão de tempo a voltar a ficar na frente.

Quando Rubin assume o kart 13, tem apenas o trabalho de ser constante e conduzir para os boxes. Bob Kaiuca na sua frente, defendia em vão, pois a equipe BV/CIK ainda tomaria mais uma punição por perder mais uma janela de troca.

Rubin comemora muito ao passar pelo muro. Punho cerrado, quadricula e champagne.

Era do Dream Team o Segundo Endurance Point Kart. Agora com o nome "na parede".

Em segundo, mesmo com todas as falhas de estratégia, fica a equipe BV/CIK e se minha memória não está falhando, em terceiro fica a equipe de Bob e Pimpolho Kaiuca (não lembro o nome nem do terceiro piloto e nem da equipe).

Bom demais e serviu de idéia para o que vem no próximo post.

Até as pistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário