segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

10º etapa (06/12) XKART - Point da Pilotaiada

Não há mais o que se escrever sobre o Point kart. É chover no molhado, dizer que possui a menor diferença entre os karts ali disponíveis, dizer que o atendimento é excelente e que cada vez mais os pilotos de kart indoor procuram transformar o ambiente em sua segunda casa.

Aliás, quando falamos das diferenças de karts, não podemos deixar de citar a First Motor Sports, que faz um excelente trabalho com Jaime e seu fiel companheiro Serginho, proporcionando disputas de alto nível.

Não atoa, que cada vez mais os grupos de kart fazem mais etapas no Point. Com a carência que temos deste serviço no RJ, o Point aparece dispontando na preferência da Pilotaiada, que gosta de pilotar no cimento e cada vez mais, atrai os adeptos do asfalto para dentro da sua pista. Esta, considerada pelos especialistas, muito técnica e seletiva.

A sala vip sempre palco de grandes discussões, reuniões dos clubes e dos presidentes dos clubes, qdo a questão é algum campeonato em comum. Tbm é frequentada pela galera que só quer jogar conversa fora antes e depois das corridas. Como é bom uma prosa bem humorada. Dificilmente não vemos ali, Ivson Marques, contando histórias do presente e do passado sobre carros, motos, autocross e automobilismo em geral... A Carla é persona frequente tbm. Sempre atendendo a todos com muita simpatia e com uma carisma sem igual.

E este foi o palco escolhido mais uma vez. O Point da Pilotaiada! Etapa de encerramento do XKART. Comes e bebes, muita descontração. Papais, Vovós e titias, além é claro das sempre escandalosas Esposas, Noivas, Namoradas, Peguetes e cruzetes... Como gritam naquele muro. Teve família comemorando ultrapassagem até no qualifing... Vamos assitir mais corridas pessoal...

Vide a disputa do Capacete Dourado, alguns pilotos precisaram sair cedo e a ordem comum das baterias foi alterada. A premiação que seria só no final tbm, e a X2 com título decidido a favor de Alexandre Couto foi logo indo pra pista. Couto largou só em terceiro, e estava de posse de um Sr. Canha, o K4. Já com o título no bolso, andou tranquilo, correu sossegado, só para garantir mais um troféu na estante da sala. Cadu, que se sagrou campeão do Tijucano na categoria pesados, fez a pole, melhor volta e cerrou o punho para tomar a quadriculada. Sarmento e suas famosas costelinhas conseguiram um excelente quarto lugar. Ruppert que declaradamente não gosta de pistas de cimento, mas que de bobo não tem nada, não treinou, largou em último, mas fez uma excelente corrida, e mesmo com todas as dificuldades para ultrapassar no traçado do Point, conseguiu boas manobras e terminou em sétimo. Quem viu a corrida, sabe que o malandro, saca tudo do aparato!

Classificação final do campeonato ficou assim:

Segunda Copa:

1- Alexandre Couto
2- Daniel Duarte

Anual:

1- Alexandre Couto
2- Carlos Braga
3- Eduardo Ruppert

Desde a etapa de Bangu que eu já informava que queria ver a X2Light na pista do Point. É simples o motivo, haviam disputas para todos os lados, e todas as posições da tabela poderiam se mexer facilmente. 1 único ponto separavam Sylvio Couto "o Jurasico" de Rennan Massulo "o Emo", enquanto Flávio Caetano, brigava com Alan Mattos pelo terceiro lugar, mas com um combinação de resultados, poderia conseguir até o primeiro. Incrível. Pimpolho Caetano faz o seu papel, crava a pole e faz o seu dever de casa. Agora para ele bastava torcer contra seus rivais. Sylvio Couto se enrola com as trocas de kart, perde tempo e larga em último, enquanto isso Rennan não vem fazendo um bom qualifing, até que... Bingo... faz o suficiente para largar em segundo. Desta maneira, chegando na frente de Sylvio e logo atrás de Pimpolho Caetano ele se sagra campeão Anual, mas perde o título da Copa para este mesmo piloto. Sylvio Couto até tentou dar emoção a corrida quando ultrapassou Alan Mattos, mas não conseguia se aproximar dos próximos rivais. Ultrapassagem bonita fez Rodrigo Libera, grata revelação do Xkart neste final de ano. Mandou um passadão no final da reta para cima de Bob Caetano, que qdo viu, já era. Perdeu Playboy! Engraçado que Libera parecia muito mais rápido, ams depois que ultrapassou, sem referência ficou tomando sufoco de Bob Caetano, mas este não chegava com ação no fim da reta para ultrapassar.

Classificação final do campeonato ficou assim:

Segunda Copa:

1- Flávio Caetano
2- Rennan Massulo
3- Rodrigo Libera

Anual:

1- Rennan Massulo
2- Sylvio Couto
3- Flávio Caetano

Quando liberaram o buffet na sala vip, aliás, estava uma delícia, tudo muito caprichado. Sra FG cuidou de tudo com muito carinho e a Pilotaiada se fartou, mas como eu ia escrevendo, na hora que liberaram a comida, colocaram os gordinhos na pista. Claro, né... Senão acaba tudo rapidinho. Foram vinte minutos pro resto da Pilotaiada se empanzinar. De todos os X-arrobas na pista, Romulo parecia o mais faminto! Correu tanto, que cravou a pole, a volta mais rápida da corrida e foi o primeiro a cerrar o punho para tomar a quadriculada. Só que esqueceu que era seu segundo pódio do XKART e que tbm era só por um acaso sua primeira vitória. Sem dúvida foi umas das corridas que mais vibrei, por tudo que nosso guerreiro vem lutando durante todo este ano!!! Da quadriculada a volta de consagração com a bandeira quadriculada tremulando acima de seu capacete. Chorou e esqueceu da fome. Aquele momento parecia não acabar, e nem do kart não queria sair. A pista do Point por um momento parecia Monza. Todos do lado de fora invadindo para ir comprimentar um dos pilotos mais queridos deste grupo. Desculpem as outros pilotos, se desta vez não fiz as mensões que vcs merecem, mas fico só com a Alegria, a Luta e o Choro do nosso guerreiro. PARABÉNS ROMULO FRITSCHER. Estamos com vc!!!!

Classificação final do campeonato ficou assim:

Segunda Copa:

1- Claydson Aquino
2- Ricardo FG
3- Marcos Berberick

Anual:

1- Claydson Aquino
2- Ricardo FG
3- André Argento

Na última corrida da X4 (em Bangu), Lauro trouxe para a briga do campeoanto, novamente, Rafael Azevedo. Este depositava suas últimas fichas em um bom qualifing, para poder se posicionar a frente de Lauro e torcer para o adversário ser superado por mais dois pilotos. Era isso que Rafael precisava. 4 pontos de vantagem na última corrida. Mas Lauro tratou de fazer o dever de casa e garantir a pole e colocar mais uma mão na taça. Agora já tinha as duas mãos nela. Rafael limitou-se a defender sua posição de Rocco que acelerou forte, e empurrou Rafael o tempo todo. Alexandre Martins, "o Martineli" ficou na espreita, apenas espiando e esperando um toque ou um enrosco para dar o bote nos dois. Não foi possível. Assim começaram e assim terminaram.
Nenhuma alteração, e sendo assim o campeonato ficou decidido com Copa e Anual para Lauro Mendonça! Existem muitas campanhas para X2L para Lauro... E não vejo outro caminho para ele não!!! É pra lá mesmo. Da X4 acho que tem: Rafael Azevedo para a X2L, Rodrigo Rocco para a X2 e Alexandre Stork para a X3... Este seria um bom caminho para a galera.

Classificação final do campeonato ficou assim:

Segunda Copa:

1- Lauro Mendonça
2- Rafael Azevedo
3- Alexandre Martins

Anual:

1- Lauro Mendonça
2- Rafael Azevedo
3- Alexandre Martins

Não tem como ficar com o coração dividido. Não é melancolia e nem muito menos hipocrisia, saber que vc está entrando pela última vez na pista com a camisa preta do XKART não é fácil. Como o blog é meu, posso chegar ao extremo de comparar a saída de um jogador de futebol de um clube que o projetou, que o revelou, sendo este clube o de coração dele. Ele precisa seguir, ir atrás de novos desafios, buscar novos horizontes e ir jogar sob pressões ainda maiores. Depois a pilha deste mesmo cara, acaba e ele volta para o seu clube do coração. A diferença entre este jogador e o piloto Hebert Sampaio? A conta bancária! Sou movido apenas pela emoção e pela paixão.

A X1 foi para pista e eu não queria, mas de jeito nenhum, deixar a pista com um outro resultado que não fosse a vitória. A diferença entre os karts no Point não preciso nem comentar, é mínima, mas existe e sabemos disso. Vejo Arqui ser o primeiro a sortear e pegar um canha, era com ele a minha briga pela Copa e com Filé pelo terceiro lugar do Anual. Pedro Ricardo havia praticamente garantido o segundo lugar do anual, e restavam a ele algumas poucas esperanças pelo título do anual, assim como estava praticamente definido seu terceiro lugar na Copa. Salvo algum desastre era o fim do campeonato do Pedro. Mas não pensem que este menino, iria deixar de acelerar em algum momento. Quando Pedro ia saber o tamanho do seu acelerador, descobriu que haviam menos bolinhas para sorteio do que pilotos ainda por sortear. Eu havia acabado de tirar a nave enterprise no sorteio, o K10. Em fim, não havia o que fazer a não ser sortear as bolinhas novamente. Arqui novamente para o sorteio e reclamando muito, pq havia tirado o K8 da primeira vez, (sabidamente um canha), mas a sorte não lhe estava faltando. k10 para ele... Bolinhas daqui e bolinhas de lá, e Fernandes pega 09, Sabra repete a dose com o 4 e na minha vez pego o k3... Não era um canha, nem muito menos a nave enterprise, logo em seguida Pedro pega o k7, excelente por sinal. Depois Filé reclama da sorte ao pegar o k11 e Sidnei não pode reclamar de sua mão depois de pegar o k8. A verdade é, que todos esses karts tem uma diferença máxima de 0,3 seg. Ou seja, qulquer um que fizer o qualifing certinho, pode alcançar a pole. E foi nisso que me concentrei. Na hora de sair para fazer as voltas rápidas, todos querendo ir atrás de uma referência. Pedro é o primeiro a partir e consegue sair com boa vantagem para os demais, atrás de mim tenho Filé e Arqui. Ameaço ir e os dois logo saem embutidos no meu vácuo. Faço uma primeira parada e Filé pega o seu rumo. Logo em seguida, faça outra trava e quando reacelero Arqui sai do meu vácuo. Na minha primeira volta rápida meu kart aparece como Pole. Sei que é só o início do treino, e assim que a pista limpar um pouco os tempos vão baixar muito. Pedro na pole, Arqui, eu novamente... E a alternância não para. Até que ante-penultima volta, acho uma volta daquelas... 25.26 em pleno qualifing. Vejo no painel Pedro e Arqui na casa de 25.3. Faço a penultima volta também na casa de 25.3 e para finalizar fecho a última volta com o mesmo tempo. Exatamente 25.26!!! Paro debaixo do painel e espero por Arqui e Pedro passarem sem baixar o tempo. Quando vejo que todos já concluiram suas voltas, grito debaixo do capacete e comemoro. Sei que dei uma passo importante para conseguir a vitória. Alinho na posição de honra e abro o capacete rapidamente apenas para algumas fotos, mas rapidamente fecho e volto a me concentrar. Os pneus esfriaram, e se alguém for tentar alguma coisa, sei que será agora, nas primeiras votas. Portanto, preciso ficar muito concentrado. Uma volta de apresentação muito lenta, acho que a mais lenta que já fiz até hj. Não me perguntem pq fiz aquilo. Foi o que achei melhor no momento. Largada lançada, bandeira verde e concentração para finalizar 38 voltas.

Na corrida, pelo que percebi, só teve uma ultrapassagem, que foi de Guilherme Sabrá para cima de Ricardo Mascarenhas "o Filé". Mas quem desse mole lá na frente tomava um passadão fácil. Arqui e Pedro andaram colados comigo a corrida inteira. Impressionante o nosso ritmo, tanto que terminamos a corrida com um diferença mínima entre as melhores voltas, apenas 0.06 segundos ou 6 centésimos.

Quando vi a bandeira branca sabia que não perdia mais aquela corrida, não tinha como o Arqui aprontar como no ano passado, quando me deu um passadão na última volta e me tirou o campeonato. Simplesmente me tirou, pq ele tbm não levou!!! Mas isso faz um ano atrás, e naqueles últimos 25 segundos de volta, para mim, era um sonho realizado. O de ter entrado para o XKART, ir para sua categoria principal no ano seguinte e me sagrar Campeão, após cerrar o punho e tomar a quadriculada na minha última corrida pelo grupo! Arqui se sagrou campeão do anual, após bela campanha na primeira Copa! Fiquei com a segunda Copa, mas esta sendo da X1 e os resultados finais ficaram assim:

Anual:

1- Daniel Barberini "o Arqui"
2- Pedro Ricardo
3- Hebert Sampaio

Copa:

1- Hebert Sampaio
2- Daniel Barberini
3- Pedro Ricardo

Até as pistas!

2 comentários:

  1. Grande Herbert

    Valeu a pena o esforço de sair mais cedo para correr no Capacete Dourado.
    Tive muitas dificuldades no Top Kart da Barra (já tinha corrido uma no X-Kart). Aqueles chassis são muito duros, a pista estava muitíssimo travada e os karts têm muitas diferênças um para o outro. Nunca tinha andado naquele traçado. Mas valeu o desafio. Consegui o terceiro lugar na classificação geral. Para um estreante nesses capeonatos, até que foi um bom começo.
    Parabéns ao X-Kart pela organização. Espero ano que vem poder lutar por mais vitórias.
    Um grande abraço,

    Cadu Dias Lopes

    ResponderExcluir
  2. Hebert, valeu pelo carinho e pela inspirada descrição da etapa e de minha primeira vitória.
    Não me esquecido do Podium de Guara não. Conquistar a segunda posição a duas curvas do final lá foi emocionante. mas o desafio agora se tornou maior.
    Grande abraço e parabéns
    Romulo fritscher

    ResponderExcluir