quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009

Acabava de sair de 2008, meu primeiro ano disputando campeoantos de kart indoor. Havia consquitado o 3o lugar, ou melhor, perdido o campeonato da X4 - XKART na última volta. Alguns me apontavam como uma promessa, outros achavam que ia ser no máximo um coadjuvante. Foi o que eu ouvi, quando comentei com alguns pilotos que correria o KR também. "Aqui no XKART você tem destaque, mas no KR será apenas mais um".

Realmente achei que podia ser escalado em outra categoria, mas me colocaram na KR3. E fiz o que tinha que fazer. Sentei nos karts e acelerei. Se queria andar na categoria principal, tinha que cativar minha vaga. A mesma coisa aconteceu no XKART quando fui escalado na X2L no início do ano. O XKART me trocou de categoria no meio do ano, o KR não tinha como fazer, mas isto tudo vocês podem acompanhar, corrida a corrida, neste breve resumo que segue abaixo...

1- A primeira entrada de pista veio logo no maravilhoso mundo da Granja. Torneio de verão. Três corridas: 1- Quarto-lugar, 2- Segundo-Lugar, 3-Décimo-quarto. No geral 39.


2- 08/03 - KartRiders - Premium - K3 - Qualifing em 2o. Quadriculada em 1o. Excelente estréia com os Riders. KR-TOP (ainda depois das corridas) e um 3o. Destaque para minha chegada junto com AZA na KR-TOP. Lado a lado. Diferença mínima entre ambos.


3- 14/03 - SpeedHunters - TKB - Ouro - Qualifing em 11o. Quadriculada em último. Troca de kart duas vezes no qualifing e um pneu furado na corrida. Não era o dia.


4- 15/03 - XKART - Premium - X2L - Qualifing em 2o. Quadriculada em 5o. Péssima estréia. Na chuva, tentei mudar o traçado tentando buscar mais tempo e rodei sozinho. Caí para último e fiz uma corrida de recuperação.

5- 28/03 - Pré-Mundial IKWC - TKB - Primeira bateria - Qualifing em 4o. Quadriculada em 4o. Segunda bateria - GRID pré-definido em 4o. Quadriculada em 2o. Estréia excelente para minhas modestas pretensões.

6- 29/03 - KartRiders - TKB - KR3 - Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o. Havia feitos alguns treinos no meio de semana para andar forte na seletiva e estava muito cansado. O kart 8 na corrida exigiu muito e não tinha coragem de entrar na pista para correr a KR-TOP. Se eu soubesse como esses pontos me fariam falta no final.

7- 18/04 - Pré-Mundial IKWC - POINT KART - Terceira Bateria - GRID em 3o - Quadriculada em 1o. Quarta Bateria - GRID em 2o - Quadriculada em 2o. Foi a primeira vitória no Pré-Mundial. Muitos amigos comemorando no muro do Point. Sem dúvida foi um dia especial.

8- Nasce o EU PENSO KART!!!

9- 26/04 - KartRiders - Point Kart - KR3 - Qualifing em 2o - Quadriculada em 5o. Perdi a corrida no qualifing, e depois tentei ultrapassar onde não dava. Na verdade estava do lado, mas não havia tempo de sair da pilastra. Era muito apertado o trecho.

10- 06/05 - K9 - Premium - Qualifing em 3o - Quadriculada em 3o. Nos tempos que os 9Hp do Premium ainda falavam, o k9 era um dos campeonatos mais charmosos do RJ. Sempre disputado as quartas-feiras à noite.

11- 09/05 - Pré-Mundial IKWC - Speed Racer - Quinta bateria - GRID em 2o - Quadriculada em 5o. Sexta bateria - GRID em 2o - Quadriculada em 2o. Com karts muito desnivelados a dança das cadeiras foi inevitável na tabela do Pré-Mundial. Muitas quebras e pouca sinalização. De bom fica o clima muito legal da recepção dos anfitriões da festa: Felipe e família!

12- 17/05 - XKART - Guaratinguetá - Qualifing em 2o - Não tomei a quadriculada. Meu kart quebrou antes de fazer a primeira curva. A maré não estava boa no XKART e coisa pior ainda vinha pela frente.

13- 22/05 - ENDURANCE - TKB - Qualifing em 1o (H. Rubin) - Quadriculada para a equipe em 4o. Muitas dispustas e uma troca de kart a mais vide um acelerador travado na passagem de kart de Rubin.

14- 24/05 - KartRiders - Búzios - Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o. Começava uma egemonia que iria durar até o final do ano. Fazer a pole e vencer todas as corridas da KR3.

15- Maio é o mês do recorde de posts no blog, escrevo 2 a cada 3 dias. Foram 20 no total.

16- 30/05 - Pré-Mundial IKWC - Sétima bateria GRID em 2o - Quadriculada em 4o. Oitava bateria - GRID em 2o - Quadriculada em 4o. A última bateria marcou uma decisão polêmica (minha), mesmo com um canha, fazer a parada obrigatória cedo e segurar o resto do grid para Rubin (naquele momento da minha equipe) fazer a melhor volta e ir com mais chances a decisão na grande final. Isso gerou um pouco de desconfortos em uns, que souberam lidar com a situação, e outros nem tanto. Mas hoje, está tudo bem, e a pilotaiada do RJ continua forte, e se ajudando em todas as competições, por aí a fora!

17- O texto que relata o fato 16, é na minha opinião, um dos mais legais escritos até hoje no blog!


18- 07/06 - XKART - Speed Racer - Qualifing em 5o - Quadriculada em 5o. Mais uma vez, o sorteio não me fez feliz. Peguei um rolemã, e troquei para um pé-de-pano. Isso renderia frutos na etapa do TKB. (risos).

19 - 28/06 - KartRiders - Premium 13Hp - KR-TOP Quadriculada em 4o. KR3 - Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o.

20- 04/07 - XKART - TKB 9Hp - X2L - Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o - E melhor volta da etapa. Era meu primeiro Hat-Trick. Nesta etapa, mesmo com todos os azares, fiquei com o troféu de 3o lugar da 1a Copa Xkart de 2009.

21 - 12/07 - KartRiders - PointKart - KR3 - Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o.

22 - 19/07 - SpeedHunters - Kartódromo Premium - Qualifing em 3o - Quadriculada em 2o.

23 - 26/07 - KartRiders - KR-TOP - Quadriculada em 1o. Era a primeira vez no lugar mais alto do Pódio na KR-TOP. Já na KR-3, qualifing e quadriculada em 1o.

24 - 02/08 - Copa das Nações - 11o Lugar no Endurance de Equipes do IKWC. A equipe era formada por Daniel Faulhaber, Gil Martins, Luir Miranda e Eu.

25 - 04/08 - IKWC - Série 1 - Qualifing em 11o - Quadriculada em 5o. Era minha estréia no mundial.

26 - 05/08 - IKWC - O sonho acabava. Com uma febre absurda e sem muitas explicações, não participei da série 2 e 3, que foram no mesmo dia. Acabava qualquer chance de classificação para as finais.

27 - 06/08 - IKWC - Série 4 - Esta entrava para história como minha primeira vitória no IKWC. Não tinha mais chances de nada e dividia naquele momento a pista com o atual líder do campeoanto. Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o. Inesquecível.

28 - 07/08 - IKWC - Série 5 - Sem chances de chegar a final, fui pra pista logo de manhã, sendo que saí da série 4, praticamente de madrugada. Era só figuração. Já tinha colocado meu souvenir, na mala de volta para o RJ, a medalha de primeiro lugar. Cheguei em 11o, mas pouco me importava.

29 - 16/08 - XKART - Macaé - IKWC - Voltava uma semana depois do Mundial para agora correr pelo XKART na X1 (a categoria principal do grupo). Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o. Volta mais rápida da etapa e segundo Hat-Trick seguido no XKART. De quebra coloquei meu nome na curta história do kartódromo do IKWC em Macaé, conquistando a vitória na última corrida do extinto kartódromo.

30 - 13/09 - KartRiders - Interlagos - KR-TOP - Quadriculada em 1o. Que corrida gostosa, um pega maneiríssimo entre Eu, Pimpolho Faulhaber e Bob Jansley. KR-3 - Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o.

31- A volta de Interlagos parecia interminável. A febre voltou. Cheguei em casa a base de Tilenou e de Loira. Na segunda-feira, dia seguinte, fui internado com uma infecção grave. Isso durou eternos 5 dias.

32 - 27/09 - SpeedHunters - Point Kart - Era a primeira vez em um Kartódromo após a internação. Qualifing em 5o - Quadriculada em 3o.

33 - 04/10 - XKART - Point Kart - Qualifing em 5o - Quadriculada em 2o. Volta mais rápida da etapa novamente. Desta vez sem Hat-Trick.

34 - 11 e 12/10 - Campeoanto Brasileiro - 1a Série: 5o - 2a Série: Quebra e último lugar - 3a Série: 2o - 4a Série: Quebra e último lugar. Na minha primeira vez no Campeonato Brasileiro, ficou uma frustração pelas quebras. Principalmente na segunda série, que vinha muito bem e quebrei no final.

35 - SpeedHunters - Qualifing em 2o - Quadriculada em 2o.

36 - 24/10 - XKART - Guaratinguetá - Qualifing em 5o - Quadriculada em 4o.

37 - 25/10 - Kart Riders - Point Kart - KR-TOP: Quebra e 11o. KR-3: Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o. Matematicamente Campeão da KR-3!

38 - 01/11 - 500Mi Kart Indoor - Equipe: Hebert Sampaio, Daniel Barberini, Ricardo Mascarenhas, Pimpolho Jansley e Bob Jansley. Qualifing em 11o - Quadricula depois de 12h em 11o. Mas não achem que ficamos ali o tempo todo. Depois de uma quebra, caímos para último e depois recuperamos 33 posições. Eu estava feliz!!!

39 - 15/11 - XKART - Kart in Bangu - Qualifing em 2o - Quadriculada em 2o. Volta mais rápida da etapa. Neste mesmo dia corri no Kartódromo de Volta Redonda pelo Kart Riders. Corri apenas a KR-TOP, vide que já tinha conquistado a KR-3 antecipadamente. Garanti o 2o lugar na TOP e o 3o lugar no geral. Encerrava o ano do KR!

40 - 06/12 - XKART - Point Kart - Qualifing em 1o - Quadriculada em 1o. Acabava o ano do XKART e eu levantava mais dois troféus. Primeiro lugar na segunda Copa XKART 2009 e terceiro lugar no geral (Este último com um critério esquisito, mas está na estante).

41 - 19/12 - 3o Enduróleo - Point Kart - No grid Sorteado último - Quadriculada em 3o depois de uma hora direto na pista. Encerramento de um ano muito bom...


Foram 13 vezes na posição mais alta do pódio;
10 vezes em segundo lugar;
4 vezes em terceiro;
7 vezes em quarto;
5 vezes em quinto;
10 Poles-positions;
6 melhores voltas de etapas

e o impressionante número de 8 quebras, o que me rendeu algumas posições inferiores a quinta colocação, e uma homenagem do XKART, com direito a um troféu me parabenizando pelo bom-humor e espírito esportivo, mesmo com tantos azares sofridos no primeiro semestre!

E já começou 2010!!!

Até as pistas.

2 comentários:

  1. memória de elefante, ou tem tudo anotada na agenda?

    ResponderExcluir
  2. Grande Sérgio. Leitor assíduo. To devendo o Endurance dos 100Km no Point kart, O torneio de verão na Granja e pré-temporada do KR.

    Memória de elefante? rsrsrsrs Pior que lembro de todas as corridas, mas não lembrava a ordem. Mas isso foi fácil. Tá tudo no blog. ;-)

    Foi só ler tudo, relembrar e ver que o ano foi muito, mas muito melhor do que eu imaginava!

    Absss.

    ResponderExcluir