segunda-feira, 3 de maio de 2010

KART RIDERS - AMIZADE EM ALTA VELOCIDADE - KART IN BANGU - 18/04/2010

O nome Bangu por si só assusta os moradores do Rj por vários aspectos. Abrigam um complexo de presídios, que rotineiramente são alvos de notícias como rebeliões e mortes de diretores na saída pela Av.Brasil. Outro aspecto é a distância. O bairro é longe e para quem só transita por Zona Sul, Centro e Tijuca, parece ser uma eternidade chegar ao local. E por fim, o calor.... Ahhhh o calor!!! Quando a menina do tempo anuncia a temperatura mais alta do RJ, dificilmente Bangu perde. 40 graus a sombra!!!



Mas com uma data no início do outono, os termômetros deram uma folga para a Pilotaiada do KR, que foram até o temido bairro... Temido? Fala sério, alguém teve problemas para chegar no Kartódromo? Alguém viu algo do tipo assustador no caminho? Alguém viu uma rebelião ou até mesmo o caveirão? Aposto que nada. O que encontramos foi um Kartódromo muito simpático, agradável, bem organizado e com um tipo de pista que não temos na cidade do Rio de Janeiro. Livre de pilastras, a céu aberto e de asfalto!


Seguindo o que foi combinado pela organização, as categorias foram anunciadas com antecedência e desta vez a KR1-A foi a primeira a roer os pneus no asfalto. E se nos treinos de quarta-feira havia sido rápido com todos os karts que pilotei, no domingo não posso dizer o mesmo. O equilíbrio dos karts era notório, vide os dois treinos antes da etapa. E os conjuntos formados de karts e pilotos não deixava possibilidade de apostas. Com um kart muito bom para a corrida e um considerado canha para a classificação, fiquei na espreita de largar numa boa posição. Mas não foi o que aconteceu. Na minha frente largavam: Felipe Piatgorsky, Arqui Barberini, Humberto Rubin e Rafael Henning. Logo atrás em sexto aparecia Pimpolho Jansley.

Pimpolho não tem muita paciência para negociar ultrapassagens e logo na segunda volta não pensa duas vezes em colocar de lado. Não havia andado com o K4, mas todos diziam que era excelente. Se era bom, comigo não andou. Acho que não estava em um bom dia. Em seguida a ultrapassagem de Pimpolho Jansley, meu xará com R coloca por fora na curva seguinte, só que ali é uma chincane e apertada. Saiu chateado, achando que fiz de propósito. Xará, não fiz de propósito, não. Por fora ali, vc perde aderência e o local é apertado. Lembro de ano passado ter feito manobra semelhante a sua, na primeira corrida no Point. Era a terceira etapa do campeonato. Eu vinha de duas vitórias e larguei em segundo. O primeiro colocado errou, e eu coloquei de lado em uma chincane também. Fiquei preso na pilastra e ainda recebi um puxão de orelha do Presidente Aza, que disse: -"Vc pirou? Colocar de lado ali?" A situação era idêntica e aprendi. Nunca mais repeti tal erro. Aliás, foi o meu único resultado ano passado, diferente de 1o lugar. De qualquer forma, peço desculpas, se acha que foi intencional e lamento pela sua corrida, se isso influênciou em alguma coisa.


Depois deste lance segui de perto Pimpolho e os líderes foram efetuando a parada obrigatória, Fiquei andando em terceiro e controlando a distância para Piat e Henning, que foram um dos primeiros a parar e estavam andando com tráfego.

Perdi a posição para Piat na minha parada e antes um pouco ainda tive tempo de ver a ultrapassagem de Rubin para cima de Arqui Barbera. Terminamos todos muito próximos, mas Henning acabou se desgarrando do grupo, mas não vi o lance. Acho que em situação normal, perderia a posição para ele também.

Ao sair da pista descobri que ele foi tocado na entrada da chincane, perdendo o traçado e ficando preso nos pneus. Acabou terminando em sétimo, devido a um stop-and-go pós-corrida de Bob Jansley.

Resultado final com Rubin em primeiro, Pimpolho Jansley em segundo e Arqui Barbera em terceiro. Piat ficou em quarto e terminei em quinto.

No que considerei um erro, mas provavelmente será resolvido para a próxima etapa, que acontece em Guaratinguetá neste próximo final de semana, a KR1-A e B não foram divididas igualmente em número de pilotos. São 24 pilotos no total, mas e quando faltarem pilotos? Soma quem está no local e divide por dois, ou considera os pilotos pré-definidos pela classificação e vai para a pista assim mesmo? Imaginem que se dos 24 pilotos, apenas 16 aparecem e sendo 10 da KR1-A e 6 da KR1-B. Pois foi assim, em uma bateria esvaziada, que Pimpolho Duarte sobrou. Cravou a pole, trocou de kart e continuou sobrando. Abriu uma eternidade do resto do pelotão, cerrou o punho e tomou a quadriculada tranquilamente. Já o meu kart de classificação, que era considerado canha, não arrumou nada na segunda bateria também e largou em último com Ricardo Mascarenhas. Filé, já que ninguém conhece o tal de Ricardo, fez o dever de casa e veio recuperando posições. Terminou em segundo. Sérgio Araújo perdeu um posição em relação a largada e ficou em terceiro, depois de muita briga no meio do bolo, junto com Sabra, Bob Duarte e Aza.

A briga para Guará promete e a KR1-B deve ter uma bateria completa com as voltas de Nadaes, Albudane, Diogo, Mosca, Rodolfo, Leo Brazuna, Slow e Lenzi. Bora Pilotaiada, será que queimei minha língua quando escrevi no post da primeira etapa, que as faltas iam acabar este ano, ou pelo menos diminuir? Quero todo mundo na pista sábado!!!

As outras duas baterias, eu praticamente não vi. Mas na KR-2 lembro do lance que levou a Jorge Teixeira perder a sua bateria. Wilson Oliveira estava rápido, mas se envolveu em um acidente e ficou para trás, e ainda tendo feito sua parada, virou retardatário. Veio recuperando posições e se envolveu em outro problema. Mas Wilson estava rápido realmente, e foi para cima, acelerou e vinha fazendo sua corrida. Chegou no líder e ultrapassou. Estava mais rápido e iria abrir, mas os fiscais rapidamente davam bandeira azul. Erro dos fiscais. A bandeira azul tem que ser dada se o kart/carro a frente estiver lento. Não era o caso de Wilson, que certamente iria abrir do líder. Já o líder, naquele momento Jorge Teixeira, que ainda não havia feito sua parada obrigatória no box, ao invés de ignorar as bandeiras azuis e pegar a referência de Wilson que era mais rápido, o ultrapassava novamente. Fizeram isto por duas vezes. Conclusão, Wilson não fez sua corrida de recuperação e Jorge Teixeira perdeu sua posição de líder para Ewerton Mariano nas últimas voltas, após sua parada obrigatória.

A KR3 não lembro mesmo. Tinha compromissos, falei ao telefone o tempo todo e não vi. Deixo para vocês.

Até Guaratinguetá.

Até as pistas!!!

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