domingo, 21 de março de 2010

KART RIDERS - AMIZADE EM ALTA VELOCIDADE - TKB - 21/03/2010

Repetidamente, em vários posts, para os mais variados campeonatos que já escrevi, costumo fazer pequenas explanações sobre as características do grupo e/ou campeonato.

O KR é aquele típico grupo que não quer perder suas tradições. E o lema é: Amizade em alta velocidade. O Presidente AZA gosta de frisar: a amizade vem na frente! E eu engrosso o coro: Seja na pista, na ética ou na frase.

As saídas fora da pista ficaram cada vez mais raras. Shows, barzinhos, pizzas e até o boliche liderado por Bob Jansley não acontecia mais. Eram necessárias mudanças.

2009 foi bacana, mas extremamente cansativo. No mínimo 7 baterias. Horário de chegada fixo para todos, independente da ordem das baterias. Quem não quisesse chegar no horário perdia ponto e podia também perder sua corrida, vide que não sabia a hora que ela ia começar. As famílias, esposas, noivas, namoradas, cruzos... nenhuma delas gostava do KR. Mas o KR não era só isso, não pensem em um grupo chato. É muito competitivo. Mas também era muito cansativo, ahhh isso era.

E como todo relacionamento, quando se fica muito tempo junto, alguns acabam se desgastando.

As mudanças vieram e foram cirúrgicas. Precisas! De 7 baterias fixas e mais algumas de convidados, foram guilhotinadas 3 e até este momento não tivemos nenhuma de estagiários. Acabaram a KR-4, a KR-TRUCK e a KR-TOP. A KR1-Light se fundiu a KR-1, com o peso médio das duas categorias, antigamente 75 e 85, ficando em 80Kg. 24 pilotos em formato de sobe e desce. Formando a KR1-A e a KR1-B. Do primeiro colocado do campeoanto ao 12o correm na A e do 13o ao 24o correm na B. Sistema interessante, dinâmico e que tem a tendência de dar emoção ao campeonato do início ao fim. O que deve acabar com outro problema de 2009, as faltas!

Com a redução do tempo total no kartódromo, as meninas ficam mais felizes e Bob Jansley já está até tomando sacode de novo no Boliche!

A KR-3 foi a primeira categoria a ir para a pista pra valer. Tendo a honra de experimentar o novo KR. Na frente Marcelo Galhardi sobrando. Tá na categoria errada, Galhardi. Como diria meu amigo Piat: “quer moleza? Então senta num pudim!” Do segundo ao sexto (sem trocadilhos infames) todos andaram muito próximos, com Andréa Rubin seguindo a média distância o grupo. No fundo, o novo integrante do KR, Ricardo Motta, andando na contra-mão... Na contra-mão? ahhhh não duvidem. Eu juro que vi. Foi a primeira corrida de kart do nosso amigo, e de cara num grupo muito competitivo e guiando um 9Hp.

Pior que isso só a estréia ano passado do meu amigo Diego Moffatt. O meu indicado para uma vaga na KR-4, adorava tirar uma onda com os amigos quando marcavam de se encontrar no kart. Quando surgiu a vaga, desenrolei para ele e ficou todo animado. Sentou a bunda para estréia no Premium com os novíssimos 13Hp, que logo em seguida foram para SP. Tomou um sacode histórico e nunca mais apareceu para um etapa.

Ricardo, não desanima não, meu velho. Para quem nunca tinha sentado em um kart, foi muito bom. Você leva jeito, buscou sempre a linha correta do traçado. Não vou dizer que andar na contra-mão é normal, mas para quem pilotou pela primeira vez, acho que mandou muito bem.

Resultado final com: Galhardi em primeiro, Henrique Sesto em segundo (sem trocadilhos) e Jorge Amorim em terceiro!


A KR-2 tem uma galera que acelera forte. Alguns remanecentes do ano passado, alguns vindo do acesso pela KR-3 e outros que querem sentar no pudim também. Ohhhh ALTER, o que vc está fazendo aí, filhão? Bem, colocaram o cara lá. E ele fez o dever de casa, com Pole e Quadriculada, mas Wilson Oliveira, o Vovô cruzador, prometeu que não será fácil. Com seus 3 mundiais de experiência, o mais novo recruta do clube dos cruzadores colocou água no chopp de Alter e cravou a volta mais rápida da corrida. Saindo da terceira posição, para o lado direito do pódio a apenas 1s de Alter. Se cuida magrelo! CRUZADOR GARAIO!!! O terceiro lugar ficou com Fabricio Chaves, que havia largado em segundo.

Da KR-2 para o tanque de tubarões. Lá dentro estavam: Rubin, Andrezinho, Henning, Nadaes, Sérgio Araújo, Slow Cruzador II Assis, Daniel Arqui Barberini, Marcelo Duarte, Filé, Meu xará com R, Aza e Leo Brazuna. Esta foi a ordem de largada da KR-1B, que só foi B devido ao sorteio, tinha tudo para ser A. Henning, Andrezinho e Rubin foram se alternando na posição de honra durante o qualifing, até que rubin escolheu o momento perfeito, acelerou e cravou uma volta no qualifing, mais rápida que a volta mais veloz da corrida. Difícil ver isso. Normalmente os tempos baixam pelo menos 0,2seg na corrida. Impressionante a volta dele. Andrezinho, nosso campeão mundial na categoria TOP-50, largou em segundo e Henning em terceiro. Diga-se de passagem um milagre, considerando que fez a classificação com o kart 5.

Na troca de karts, Andrezinho pegou o canha que Rubin utilizou na classificação. Isso teoricamente o deixava como favorito, vide que Rubin com o K9 e Henning com o K11, tinham equipamentos teoricamente inferiores. Mas Henning é um piloto que ouço falar desde as primeiras vezes que andei em um campeonato de Indoor. Ele é uma referência, um ícone. Passadão em Andrezinho, passadão em Rubin. Punho cerrado, quadriculada e champagne. Rubin fez o que deu para fazer, com um legítimo, daqueles que tem pedigree, o verdadeiro Pé-de-pano, ficou em segundo e Andrezinho que chegou a cair para quinto na parada obrigatória, se recuperou e garantiu a última vaga no pódio.

Do quarto para trás também merecem pequenos pitacos. Meu xará com R segurou o Arqui por metade da corrida. Defendeu, retardou freada, catimbou, perdeu tempo e fez sua parada obrigatória no final. Com isso perdeu duas posições. Chegou em sexto! O levinho Nadaes foi punido porque achou que uma pena a menos no seu cocar, faria diferença no seu desempenho na corrida. Chegou em quinto, terminou em sexto. E lá está o Xará de novo em quinto! Do presidente eu não posso falar mau, então o sétimo lugar como resultado na primeira bateria do ano, sentado em um canha, foi excelente, vide que ele tem 423Kg, não treinou, chegou em cima da hora e blá blá blá blá... Vai correr no BV, lá se um hipopótamo se inscrever no campeonato, ele é campeão sem tirar o kart do lugar! Leo Brazuna foi o que mais ganhou posições no decorrer da bateria. Largou em ultimo, terminou em 8o, mas não foi suficiente para se classificar para KR1-A na próxima etapa em Bangu. Marcelo Duarte, o tranca rua, segurou todo mundo que vinha atrás, e uma porradaria generalizada se formou. Começou com trocas de posições bem duras, mas logo virou parque de diversões. Um bate-bate danado!!! Afff, tava feio de ver!!

KR1-A entrando para fechar o dia. Aliás, tranquilo e calmo o novo KR, era a última bateria do dia, mas ainda estavam todos de bom humor, os sorrisos amarelos dos fins de dia em 2009, davam lugar a lúdicos pilotos. Mas preciso ressaltar, os sorrisos eram amarelos, o dia cansativo, mas ainda assim, éramos felizes. Chega de lorota, felizes éramos e mais felizes ficamos…

E Eu (Hebert Sampaio), fiquei mais feliz ainda, quando cravei mais uma pole-position na minha carreira de kartista indoor. O problema foi quando olhei para trás. Felipe Piat, Vinícius Albudane, Bob e Pimpolho Jansley, Gabizo, Diogo Motta e Sabra. Sei que tinha mais gente no grid, mas foi o que consegui enxergar. Certamente de todos os karts no grid, o que me estava sendo entregue para a corrida era o segundo pior. O rolimã 6 só perdia para o insuperável pé-de-pano 5. Que foi utilizado por Sabra na classificação e guiado por Daniel Mosqueira na corrida.

Já na largada percebi que minha vida seria mais dura do que imaginava. No 180 da oficina, tomei uma panca de Piat, que com o acelerador travado, não conseguiu parar o seu kart. Piat levou o troféu Joinha por seu Fair Play e devolveu a posição imediatamente, só que ao devolver a posição, começou a se embolar com uma procissão que o seguia. Por duas voltas andei sozinho e com Piat sem ter controle do seu kart, ninguém virava tempo. Abri uma pequena vantagem, que foi dizimada por Pimpolho Jansley, volta a volta, até me alcançar. Pimpolho me ultrapassou sem fazer força. Se fico segurando Pimpolho, os dois ficariam na alça de mira, de quem tinha feito a parade obrigatória cedo. Foi o caso de Bob Jansley, que conseguiu me superar exatamente na estratégia. Parou cedo, foi concistente em suas voltas e levou o meu segundo lugar também. E foi aí, não na ultrapassagem de Bob Jansley, no ato seguinte que o caldo engrossou. Precisava fazer a ultrapassagem nas duas curvas seguintes a saída de box, caso contrário, sabia que Bob Jansley iria abrir. Armei o bote na primeira e não deu, iria sair aberto na segunda para tentar um mergulho, mas percebi que alguém se aproximava rapidamente e fiz o que permite o regulamento, troquei de lado da pista uma vez. E recebi a segunda panca do dia. Só que Diogo Motta, que deu a panca, não me devolveu a posição. Achou que manobra havia sido limpa. Da mesma maneira que aconteceu na ultrapassagem anterior, sabia que se não fosse na curva seguinte, não conseguiria mais pegar a posição de volta, e no mesmo estilo, devolvi a ultrapassagem. Uma panca na traseira de Diogo, que perde a linha do traçado, entra desequilibrado na reta e ainda perde a posição para Albudane também. Diogo não se conformou com o meu toque, e arremeça o kart para cima de Albudane, que se choca contra o meu kart. Naquele momento perdi as duas posições, mas Diogo foi penalizado com um stop-and-go, e acabei voltando a quarta colocação. Albudane que não tinha nada com a história, seguiu na corrida e terminou em terceiro. Diogo acabou ficando com a sétima colocação. Piat mesmo com o kart danificado desde a primeira volta, terminou em 5o, seguido de muito perto por Gabizo.

No final o pódio ficou com Pimpolho e Bob Jansley, seguidos por Albudane.

No saída de pista, o que muitos entederam como um bate-boca, foi rapidamente esclarecido pela galera do muro, que narraram exaustivamente a sequência de ultrapassagens “sujas”. Bem, não importa em que momento começou, apenas que alguns poucos minutos depois, estávamos eu e Diogo abraçados, conversando tranquilamente. Puxão de orelha para lá, puxão de orelha para cá e tudo na paz! A Amizade fala mais alto!

Viram, com o lema acima de tudo, este é o novo KR, tão novo que dizem até que vai ter site novo!

Hahahahhaa Eu duvido!

Até as pistas!

4 comentários:

  1. Pô xará, eu já ia perder a posição pros caras mesmo... deixa eles baterem cabeça atrás tentando passar... quem sabe eles se enrolam e me deu bem, fora o fato que sem treinar antes da etapa, a etapa serve pra eu treinar defesa de posição. Quem quiser chorar porque não deixei passar que me passe sem chorar! ^^

    Prestigiando e comentando! :P Fui

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  2. hahahhahahaha Tá certo Xará, tá certo.

    É pura questão de ponto de vista. Naquele momento, achei que não era a melhor opção.

    Eu deixaria o Arqui passar e iria na referência dele.

    Importante é que no final, vc se manteve em uma boa posição.

    Abs

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  3. Pra você ver como funcionou... a única posição que eu realmente perderia fosse qual fosse a estratégica foi a única que perdi... santa punição! ^^ Arrisquei com a sorte de um lado... ela veio pelo outro...

    Ok, eu confesso.
    EU NÃO QUERIA IR PRA KR-A LOGO NA SEGUNDA ETAPA!!
    ahuahuahuahuahuahu

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  4. Valeu pelos elogios, mas referência...ícone... hehehe. Por essa eu não esperava.

    Parabéns pelo blog.
    abs,
    Henning

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