terça-feira, 19 de maio de 2009

3º etapa (17/05) XKART - Guaratinguetá

Não sei vcs Pilotaiada, mas quando faço uma viagem tento aproveitar ao máximo.



Quero ir a todos os pontos turísticos, conhecer as praias, monumentos, pessoas, gastronomia, história... Enfim, não vou andar um monte de quilômetros pra descansar. Isso eu faço em casa!




E viagem pra Guaratinguetá é assim também. Tem tempo pra andar? Estou na pista o quanto puder. Se minha equipe de endurance não tivesse confirmado presença, teria feito as cinco pernas da competição.

Competição essa organizada pelo Aniversariante do final de semana, Felipe Piatgorsky.
Felipe desde que chegou ao grupo, tenta incrementar as etapas com alguma brincadeira diferente. Seja com treinos e mais treinos, ou com idéias de corridas extras, aproveitando o grupo todo reunido. Sua simpatia e vontade de pilotar encantam aos olhos de quem está de fora, e contagia a pilotaiada que PENSA KART. Felipe, posso dizer com absoluta certeza, que muito do meu crescimento no kart se deve a sua chegada a este grupo. PARABÉNS por este ano e que venham muitas corridas, endurances, treinos e brincadeiras!!!

Tenho certeza que este endurance não foi o último, e com uma fórmula mais simples, mas que por pouco não falhou por erro da torre de controle, foi um sucesso e com uma adesão muito grande!

Os primeiros a irem pra pista foram os X3 com a minha companhia, já que houve uma falta na minha equipe e substituí prontamente o atrasiudo. Já que estou em Guará, vamos andar!

No sorteio, a minha excelente sorte! Não em relação ao kart, que ninguém conhecia ou tinha referencia, mas em relação ao posicionamento de largada... 9°.

Mas não me incomodei e nem me intimidei. Já na largada, ultrapassei 6 karts, e me posicionei em terceiro.

No final da primeira volta já estava embutido no segundo, naquele momento Claudio Sarmento, coloquei de lado no final da reta e meu adversário olhou tanto pra mim, que esqueceu de frear. Retardou demais a freada, pisou no sujo e foi apresentado aos pneus. Na mesma volta, colei no primeiro e na subida da reta da arquibancada ultrapassei.

Segui tranquilo até o final, sendo acompanhado a média distância por Wagner Vale.

Trocam os karts, trocam os pilotos por duas vezes e sou eu de novo. Meu kart agora é o nove. Pergunto: "Vou andar no canha???" Guilherme Fernandes chega perto de mim e fala: "ta voando!!! Muito bom o kart! Vc vai baixar seu tempo fácil."

Pois é Fernandes, mas minha sorte não está ajudando e uma mola que faz a abertura de alguma borboleta, não funcionava direito e o kart simplesmente não andou! Fui ultrapassado pelo pelotão inteiro. Entreguei o pé-de-pano em penúltimo. Mais uma troca de karts e pilotos e Quadriculada pra equipe FERRARI.

Parabéns a todos os envolvidos, e um especial ao Felipe, mais um evento extra, SHOW DE BOLA!

Hora do almoço e com o tempo apertado devido a um atraso do ônibus na saída do RJ, e um assalto em plena manhã de domingo do viaduto do Gasômetro, o almoço tinha que ser rápido pras categorias começarem logo a ir pra pista.



A pista na parte da tarde não estava aberta e um som diferente chamava atenção. O cheiro de óleo dava o aroma para saber o que estava na pista. Um Fireball guiado pelo excelente Gabizo... Ohhhh fomiagem. Gabizo deu várias voltas e deu show. Andou num sentido, parou, andou pro outro lado. Dava gosto de ver.

Depois a X3 foi pra pista e me davam calo na vista. Mas na velocidade dos 13Hp Rennan fez um corridaço... Sobrou, andou forte e seguiu rumo a primeira vitória. Todas as partes da pista tinham brigas. Mas a mais interessante era a disputa pelo 2º lugar. Wagner, Rafael e Alexandre Martins se revezavam na puxada do trem.

No final Wagner faz uma ultrapassagem dupla, e deixa Alexandre e Rafael brigando, se distancia e garante o segundo lugar. Já Alexandre, leva a melhor em relação a Rafael e garante o último lugar no pódio.

Aliás, pódio legal. Figuras simpáticas e fui lá entregar os troféus, mas me deparei com as três primeiras damas indo juntas pra tirar fotos. Mudei de idéia na hora. Peguei as máquinas e entreguei os troféus a elas. E foram as meninas que entregaram as novas peças das estantes de cada um, ao som mágico da minha voz. Aplausos... Esses meninos vão dar o que falar em futuro próximo!

Balanças de arroba junto ao Paddock e os X-Burgues, ops X-Truck, foram pra pista. Pole pra Claydson Aquino, que perde logo no início posição para Argento e Fritscher. Depois foi um sequencia de ultrapassagens de tirar o fôlego. Argento, Fritscher, Claydson... Fritscher, Claydson, Argento... Claydson, Fritscher e Argento.... E Assim eles fecharam na quadriculada com muita comemoração e emoção. Comemoração de Claydson, por mais uma vitória e muita, mas muita emoção de Romulo. Parabéns Romulo, excelente corrida! Excelente 2º lugar! As lágrimas disseram tudo. Continue treinando e se dedicando, que o trabalho já está aparecendo!


E o Alexandre com sua voz Caipira anuncia nos alto-falantes -"É a X1 na pista! A categoria de elite do XKART! Os pilotos mais rápidos do XKART!" Mas ele não tem 100% de razão. Porcão muito acima do peso, não consegue acompanhar o trem, e Fabinho parece que ainda não voltou. Nem perto de Daniel Duarte chegou. Lá na frente tínhamos Felipe, Quelder, Sabra, Filé, Fernandes, Sidnei e Pedro. Depois da Bandeira verde Pedro foi o primeiro a perder contato com os ponteiros, mais ficando pra Daniel, do que pra acompanhar os demais. Sidnei seguia o trem a meia distância, e não era incomodado e nem incomodava. Sabra, Filé e Fernandes alternavam as posições num enrosco sem fim. Felipe abria sendo seguido de perto por Quelder. Do meio pro final Quelder começou a perder rendimento e Felipe sumiu. Quelder ficou tanto que o grupo intermediário todo o ultrapassou. No final, Filé e Fernandes completaram o pódio ao lado de Felipe.


Minha vez de ir pra pista. Havia treinado, mas nunca andei com referencia, mas mesmo depois da perna da X1 (endurance) indo pra pista, tinha um tempo entre os 5 melhores.

Peguei no sorteio o mesmo kart que havia feito este bom tempo. Não era o canha, mas era bom. Bom sinal? Veremos! Excelente qualifing e fico em segundo atrás apenas do Arqui, que estava andando com o kart do Quelder. Aquele mesmo que empurrou o Felipe durante muito tempo, mas depois perdeu rendimento. Filé, chega perto de mim e avisa que meu tempo, foi apenas 1 centésimo mais lento.

Saída pra volta de apresentação, e qdo Arqui da motor pra largada, o meu kart falha. Uma bombeada e outra falha. Será combustível? Embala, freada pra primeira curva, motor de novo e ....


Só fazia barulho e não saía do lugar! Ver o pelotão inteiro te ultrapassar é muito triste. Encostei e tentei trocar de kart. Não dava. Não queria. Não tinha estímulo pra voltar. Sem estímulo, não tem motivação. Fazer o que na pista, passear? To fora... Até tentei, mas não deu. Os equipamentos de reserva eram muito inferiores. Minha corrida acabou mais cedo e vi Daniel Barberine (o Arqui) chegar em primeiro com sobras, com Pimpolho Caetano em segundo e Jurasic Couto em terceiro. José Fominha Gabizo chegou em quarto depois de excelente corrida de recuperação. Fecharam a quadriculada: Eduardo Serpa, Alan Matos, Juno Leite, Roberto Lapagesse e Bob Pai Caetano.


Quase hora de voltar pra casa e a X2 ainda tem que ir pra pista. E mais um que treinou forte larga na ponta. Na posição de honra larga Alexandre "Tia Augusta" Couto. Outros que andam forte no asfalto como Ruppert e Rocha, ficaram pra trás no qualifing. E se aproveitando das brigas intermediárias, Couto abriu uma distância confortável. Depois de muita briga Ruppert se livrou do bolo e começou uma perseguição frenética ao líder. Couto parecia banco de reservas de time que está ganhando e balança os braços acima da cabeça fazendo vários X, pedindo o final de jogo. A cada passagem pelo sensor, olhava pro Diretor de prova e fazia gestos solicitando o final da corrida. Ninguém se comovia com ele e a distância pra Ruppert diminuía.
No final Couto tomou a quadriculada em primeiro, mas me arrisco a dizer que se tivessem mais duas voltas, o primeiro lugar ficava com Ruppert, que acabou passando em segundo. Em terceiro passou comemorando muito Carlos Braga. Mas vc acha que a X2 foi só isso? O lance mais espetacular foi protagonizado por Leo Moreira e Luis Rocha. Os dois disputavam palmo-a-palmo cada curva. E no final da corrida Leo colocou de lado no final da reta da arquibancada. Os dois fizeram a curva juntos e Leo beliscou a zebra com muita vontade. A Ultrapassagem foi realizada em duas rodas. De onde estava achei que Leo iria capotar com o canha. Mas ele se equilibrou e qdo voltou pra pista não tinha controle nenhum. Tocou (a meu ver sem intenção) e rodou com Rocha e foi pra grama. Os dois prejudicados, mas Rocha acabou ficando pra trás. Na minha opinião lance normal, mas meu ângulo de visão não favorecia. Deixo essa pros comissários.
Hora de arrumar as coisas, subir no ônibus e voltar pra casa. O belo e intenso dia em Guaratinguetá chegou ao fim.

Amanhã "escrevo o making off" da etapa!

Até as pistas!

8 comentários:

  1. Show de bola o comentário.... Fico imaginando o making off... deve sair mta besteira.. huahuahuahua
    Claydson

    ResponderExcluir
  2. Como sempre excelente Hebert! Está se revelando um grande cronista! Obrigado pela referência e deferência!!!

    ResponderExcluir
  3. Otimo comentários...parabéns velhinho..
    Agora oh!!! Segura essa lingua no making off heim
    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Muito show...
    Parabens pelos comentários

    Márcio Loyola

    ResponderExcluir
  5. Fala amigo azarildo! Teu blog é ótimo cara, vai virar referência.
    ótimos comentários, ótimo texto e fotos... Sou leitor assíduo aqui!
    Um abraço e (como dizem na globo) a gente se vê por aí!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por todos os elogios pessoal.

    Mas o espaço é de vcs tbm. Comentem, critiquem e claro podem continuar com os elogios, só a mamãe elogiando não tem graça!

    Grande Abraço.
    Até as pistas!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Grande Hebert.
    Pena o problema que te tirou da corrida.
    Brilhante técnica. Teus textos são recheados de humor e suspense.
    Essa fórmula é sucesso puro.
    Basta ler os comentários para certificar-se.
    Parabéns. Abraço forte.
    Serjão

    ResponderExcluir