segunda-feira, 25 de maio de 2009

ENDURANCE TOP KART BARRA

Um sucesso! Assim posso definir o Endurance realizado nesta última sexta-feira no TKB.

Os treinos durante a semana mostravam que a competitividade entre as equipes seria imensa.

Filipe Jorge disse que retirou do regulamento, tudo que nunca gostou dos outros Endurances que participou e incluiu o que sempre sentiu falta. Com isso a competição ganhou em flexibilidade.

Já na ida pro Qualifing uma mudança significativa. A equipe podia colocar um piloto pro qualifing e outro pra largar.

Tão significativa que na nossa equipe, Rubin fez a pole e comemoramos muito. No entanto na largada estilo LeMans, Pedro Ricardo enrolou-se, os de trás na ânsia de pular na frente, bateram, empurraram e Pedro caiu pra terceiro.

Talvez um erro de nossa equipe tenha sido não manter Rubin na pista, vide que ele estava com a mão. Não por um acaso fez a Pole. Mas "se" não entra na pista e Pedro parece que perdeu a concentração. Sofreu diversas ultrapassagens e caiu pra 7º, foi qdo se achou! Buscou tudo que podia, fez ultrapassagens e foi ganhando posições. No final da primeira perna estava em 3º, e até o momento havia virado a melhor volta da prova.

Troca de kart, troca de piloto, troca o lastro de lugar. Junto com a Equipe Skol de Fábio Konrad, Fernando Magalhães, Lucas Motta e Nicolas, éramos os únicos que levávamos lastro. Aliás, a equipe Skol deveria se chamar equipe "pena". Cada cidadão sentava em cima de muito chumbo.
Gabizo assumiu o posto, mas durante a nossa troca, o terceiro nos passa novamente.

Gabizo acelera muito e diminui a vantagem. Qdo pegou tráfego, retardatários e dois adversários, tudo no mesmo bolo, não pensou duas vezes. Parou e fez nosso primeiro stop and go estratégico. Excelente idéia. Logo em seguida estava colado novamente no bolo e mais um pouco já era hora de trazer o canha pro box.

Hora de assumir o bólido. A pista está em uma condição excelente. Um trilho visível se formava. Muita borracha, muito grip. Difícil era não conseguir fazer tempo. Mas minha uruca não tem fim. No revezamento de karts sentei no pé-de-pano! Aí já sabe, é só sofrimento. Empurra, rema, quica e nada!

A Equipe Brawm com Felipe Jorge, João Tubino, Luir Miranda e Thiago Costa já estava com larga vantagem após a segunda parada e Tubino se deu ao luxo de me colocar duas voltas em menos de três passagens pelo sensor.

Qdo vi Tubino pela segunda vez cheguei a me assustar. Mas depois entendi o que aconteceu. Tubino logo após me ultrapassar, parou e fez um dos stop and go obrigatórios. Saiu colado e me ultrapassou de novo.

Sei o que é andar na frente, apesar de não fazer isso a algum tempo. A uruca esta forte. Assim que vi a bandeira azul, abri passagem pra equipe líder. De posse do meu rolemã estava difícil sobreviver, de pneu sujo é que não ia mesmo. Escolhi um bom ponto e tentei ir no vácuo do líder andar um pouco mais. Afff, tolo engano, não ia. Os incentivos do muro não me criavam expectativas.

Rezava pra ver as luzes de abertura do box. Na minha cabeça já tinha definido. Como estou muito lento, vou fazer a última parada da minha equipe. Dessa forma, com os pneus sujos vou andar muito pouco e meu companheiro de equipe vai precisar apenas se preocupar com os adversários.
E foi assim que fizemos a última troca. Na hora que saí do maldito rolemã, fiquei marcando o kart pra ver quem assumiria o maldito. Azar de Leo Bel. O bichinho pegou o pé-de-pano, que o fez de gato e sapato! Leo tomou uma surra e virava cerca de um segundo mais lento que eu. Afff.. estava morto e fiquei feliz por ter feito milagre com o rolemã!

Com tudo isso, e mesmo muito mais lento que todos na pista, entreguei o sensor pro Rubin em quinto!

Já nas primeiras voltas, Rubin reclamava. Ninguém entendia. Ele era mais rápido que o quarto e terceiro. Nosso objetivo era o pódio, e tínhamos tudo pra ir lá. Mas quem andava em terceiro era a equipe Tartaruga Manca, que contava com Bruno Afonso, Flavinho Costa, Luis Sanches (Paulista) e Matheus Porto. Naquele instante na pista estava Paulista. Muito consistente e como um relógio, Paulista mantinha o ritmo. Se não era excelente, era bom. Mas o de Rubin era melhor.

Rubin insiste em apontar pro box e vamos pra lá ajudar na troca. Com uma parada a mais ficava quase impossível, mas desistir jamais e Rubin parte pra cima. Quem estava em quarto era a Equipe Rocca Grande com Gustavo Loureiro, Léo Bel, Poul Hornemann, Raphael James. Mas Leo estava com o meu antigo pé-de-pano e não criaria muitas dificuldades. Já em quinto estava na pista Guiga representando a equipe 100 compromisso, que ainda contava com Bernardo Fagundes, Henrique Delgado e Versolirio Júnior.

A briga de Rubin realmente foi com a equipe 100 compromisso. Guiga defendeu por muito tempo, e ambos passaram por Leo. Nesta disputa mesmo preso atrás de Guiga, Rubin era mais rápido que Pauslita que andava com certo conforto em terceiro.

Faltando três voltas Rubin consegue armar o bote após a "S" do Kid (apelido carinhoso que acabo de criar pro local do acidente de nosso amigo), e passa Guiga. Não dava mais tempo.
Andamos bem, fizemos o possível e me arrisco a dizer que se o "se" entrasse na pista, estávamos com este pódio garantido.

Não pega nada não!

Ahhh O problema de Rubin era o cabo de acelerador preso.

E com imenso favoritismo e duas voltas a frente do segundo lugar, a Brawm GP faturou a quadriculada. Punho cerrado para Filipe Jorge que fechou o Endurance pra Brawm e o resultado final ficou assim:

1 - Brawm GP: Filipe Jorge, João Tubino, Luir Miranda, Thiago Costa

2- Skol: Fábio Konrad, Fernando Magalhães, Lucas Motta, Nicolas Costa

3- Tartaruga Manca: Bruno Afonso, Flavinho Costa, Luis Sanches (Paulista), Matheus Porto

4- X-Kart: Hebert Sampaio, Humberto Rubin, José Augusto Gabizo, Pedro Ricardo

5- 100 Compromisso: Bernardo Fagundes, Guiga Rocha, Henrique Delgado, Versolirio Júnior

6- Caramujos: Adriano Peluso, Alexandre Odo, Carlos Nadaes, Edivaldo Viana

7- Equipi Rocca Grande: Gustavo Loureiro, Léo Bel, Poul Hornemann, Raphael James

8- Kart Búzios Petroenge: Guilherme Jordan, Gustavo Schwenck, Marco Aurélio, Valdir Rodriguez

9- Colméia Team: Fernando A Netto, Fernando Netto, Pedro Ivo Netto, Thiago Amorim

10- Troglô: Gustavo Labanca, Marcelo Rodriguez, Renato Vidal, Ricardo Simonsen

11- Exclusiva Kart: Edimando Cordeiro, Flávio Costa, Gil Martins, Otto Vanier.

Parabéns a todos! Excelente evento!

Filipe Jorge já está sendo pressionado para organizar o próximo e as palavras de Tiago Amorim no briefing deram o tom da competição: -"Vamos no divertir"

Até as pistas!

Um comentário:

  1. Maldito "se". Nos deixou na mão, ou seria na pista? rsrsrsrsrs
    A equipe está de parabéns. Fomos muito fortes e competitivos.
    Quem sabe na próxima, "se" tivermos menos azar...

    Humberto Rubin

    ResponderExcluir