terça-feira, 12 de maio de 2009

Se o sonho é ali. Ele continua aqui!!! Parte 3 (09/05)

Meus prognósticos estavam corretos! A dança das cadeiras na seletiva nunca foi tão agitada. E lembrou a música do filme... "Eu me remexo muito! Eu me remexo muito!"

Etapa em Petrópolis é assim. Vc treina, treina forte, anda bem, mas na hora do vamos ver, mete a mão no saquinho e pega um rolemã pra andar. Vc quica, empurra, rema, e o pé de pano não se comove com o seu desespero. É assim mesmo! Mas independente de rodas que faziam treinamento pra NASA e de uma hora pra outra tentavam chegar à lua, de correntes que se partiam como se a lei aurea estivesse sido acabada de assinar, das mangas maduras caídas e podres, de motores que lembravam cantores de bossa nova de tanta preguiça......de aceleradores travados como se fossem computadores Windows, de agulhas que não estavam no palheiro, mas também não estavam no carburador, de uma pista que lembrava a torcida do Fluminense, de tão branca.., de tanto talco. Nossa, eu devia completar este parágrafo com alguma coisa do tipo: "Mas independente... ... foi divertido!" Vou começar um novo parágrafo...
E foi no meio desse caos e de muitos stress, que nos divertimos bastante. Claro que era melhor tentar confortar um amigo, qdo ele saía bravo do seu rolemã, do que propriamente pilotar o pé de pano. Mas algumas pessoas acreditam em Coelho da Pascoa e Papai Noel, e levam etapas de grupos e até seletivas pra lá. Aquele kartodromo não me pega mais. Cansei. Enjoei. CHEGA! Pra sair de Niterói e ir até Petrópolis, ando em cacarecos mais pertos.
Diga-se de passagem, não posso ser injusto. Recepção muito calorosa e cercada de muitos cuidados. Sobrava simpatia a todos que estavam por ali... Mas isso não é suficiente. Enfim...

1º bateria:
Ansiedade apostos e atenções voltadas para Bruno Afonso e José Renato. Ambos estão correndo juntos pela 3º vez seguida no Pré-Mundial. Melhor pra Bruno Afonso que não teve muito trabalho pra abrir e ganhar. José Renato tentou uma aproximação no final, mas era tarde.

2º bateria:
E lá vou eu pra pista! Havia treinado, estava confiante. Pensei: se pegar um kart médio, já posso pensar em fazer uma boa corrida. Sorteio legal! Peguei o 3, até ontem era o canha. Mas o kartodromo de Petrópolis deveria se chamar uma metamorfose ambulante.

Maxweel largou e começou a sobrar, andava rápido e era constante. Pegou o mesmo kart vencedor da bateria anterior. O desacreditado 10, que até alguns dias atrás reclamavam de sua dura e pesada direção. E eu com o 3 remando contra a maré. Já na parada obrigatória quase perdi a posição, sentia que virava cada vez mais lento e o comportamento do kart, tanto em reta, quanto nas entradas de curvas era arisco! No final fiquei segurando Gustavo Labanca, que babava atrás de mim e Gil, que babava atrás de Labanca. Mas se nada é tão ruim que não possa piorar, eu me fudi de vez! Minha roda fazia curso de astronauta e eu não sabia, na entrada da curva 1, ela ejetou do kart, tocou em minha perna, quase pegou no meu capacete e saiu voando. Ainda pensei: será um pássaro? um avião? Não! É a minha roda astronauta, FDP...
Lá se foi meu heróico segundo lugar pra casa do caralho! Ainda tive forças de pegar o lastro, sortear um novo kart e terminar a corrida. No final fiquei em quinto, e por entre meus dedos escaparam 3 preciosos pontos.
Mas não pega nada não! Fiquei puto a vera... Desci no shopping, fui até a rua Tereza, fiz umas compras e voltei bem... Completamente destressada!!! Nooooosssaaa ...

Agora voltando a ser homenzinho, tenho que torcer pra quem estiver atrás de mim na tabela, se fuder mais do que eu. Não era uma tarefa tão difícil, vide os equipamentos que tínhamos a disposição. Tudo era imprevisivel.

3º Bateria:
Essa foi um "samba de Crioulo Doido". Após polêmica parada de Rubin nos boxes, que errou a primeira e teve que fazer novamente. Bom... vou começar do início. Rubin larga na pole com Pimpolho Faulhaber em segundo. Os dois começam a abrir e pimpolho começa a pertubar a vida de Rubin. Pimpolho resolve parar e tentar virar rápido pra qdo Rubin parar ele ganhar a posição na estratégia. Perfeito! Rubin entra no boxe, Pimpolho vai ganhar a posição, mas Rubin erra o botão. Ohhhhhhh!!! geme a torcida do lado de fora. Rubin passa direto pelo segundo botão e volta pra pista sem perder muito tempo. Com isso ainda volta a frente de Pimpolho. Muda a estratégia e começa a voar na pista. O kart de Pimpolho Faulhaber era bom, mas começa a perder rendimento. Rubin é chamado novamente pro box, mas ele não quer parar agora e faz sinal que vai depois (não podia), mas o comissário de box, nada mais, nada menos do que o Poul, tbm faz um sinal e concorda com a manobra. -Eita, isso gerou uma polêmica. Mas eu não sou político, e o que eu vi na pista foi um show de Rubin. O cara abriu tudo de novo, abriu tempo suficiente pra parar mais uma vez e meia. Parou, voltou na frente, e quadriculou mais uma. Pimpolho Faulhaber terminou em segundo, e fechando o pódio virtual chegou Giovanne Filho!
4º Bateria:
Uma corrida com muitos desfalques, e por pouco não correm apenas 3 participantes. A galera segurou o que pode pro Paulista chegar. Arrumaram a pista, levaram kart pra garagem, e o telefone tocava. Enfim, Paulista chegou, mas perdeu o Briefing e com isso largou em último, mas numa bateria com apenas 4, é possível uma recuperação. Mas não foi o que aconteceu. Kid na pole, AZA em segundo, Renato em 3º e Paulista fechando o grid. E o único que chegou onde largou foi AZA. Kid errou a parada, Paulista achou que estava sem lastro, por conta do atraso e perdeu tempo fazendo a conferência do peso e Renato que não tem nada com isso, usou a estratégia e colocou no bolso sua primeira vitória no Pré-Mundial. Pior pra Kid que de favorito por largar na pole, chegou em último. Paulista perdeu posições importantes no geral e AZA vem se recuperando após um início morno no EXTRA.

5º Bateria:

Se tinha alguém de olho na liderança do Pré-Mundial, este era Filipe Jorge. Com os rolemãs na pista, tudo era possível, e ele fez o dever de casa. Depois de terem consertado o pé-de-pano nº3 e sua roda astronauta, Filipe voou na pista. Foi abrindo, sobrando e deu volta até no segundo colocado. Um passeio. Ops, mas a volta mais rápida não foi de Filipe. ihhhh que estranho, mas diante de tanta esquisitice, passar sensor na mão era corriqueiro. E é provável que neste momento Valdir tenha feita a melhor volta da bateria. Não quero tirar o mérito do Valdir, pelo contrário, piloto rápido, experiente e consistente, mas o Filipe sobrava e passou por ele como uma flecha! Portanto, de onde veio este tempo? Pra Filipe foi muito ruim, pois com o equilíbrio no topo da tabela, meio ponto podem fazer diferença!

6º Bateria:

É pressão! Tubino acaba de ver seus rivais mais próximos ganharem suas respectivas baterias. E agora? Com ou sem rolemã precisa ganhar pra se manter no topo. E ele fez. Mas também não fez melhor volta. Estratégia simples e prática. Abre, para e volta na frente. Rodrigo sempre esteve próximo, mas não o suficiente pra tomar a quadriculada de Tubino. Já Moriya, fez o dever de casa e não perdeu contato com os ponteiros, e ruma a classificação pra correr a final. Será que dá?

Na volta do almoço uma reunião entre organizadores do Pré-Mundial e Pilotos. ahhhh ainda vinham mais novidades! Pra esta etapa já tinhamos abolido os pirulitos e instalados postes de luzes (verde e vermelha) para fazer a parada obrigatória. Mas eles queriam mais. Será? Não. Queriam conseguir acabar o dia com karts na pista. Poul informa, que em todas as baterias da tarde teriam talco. Talco? É, talco! Com isso a pista não pega grip, e os karts são menos exigidos.
Hora de ir pra pista e com ou sem talco, acelerar!

1º Bateria da tarde:

E lá estão eles juntos novamente. Bruno Afonso e José Renato e com a ilustre companhia de Bob Jansley. E quando todos achavam que Bruno Afonso iria vencer o seu duelo particular mais uma vez, Ze Renato mostrou que está vivo no Pré-Mundial. Estratégia boa, ganhou a posição e abriu muito. Correu sozinho praticamente o tempo todo e não deu chances a ninguém.

2º Bateria da tarde:

Que corrida! Rafael James é o nome da fera. Largou lá trás, fez ultrapassagens, parada de box perfeita, colocou volta no segundo colocado, cerrou o punho e levou a quadriculada! Andou e sobrou. Mas do segundo ao quarto rolava uma outra corrida. AZA, Pimpolho Faulhaber e Gabizo andavam juntos o tempo quase todo. Gabizo saiu das últimas posições pra fazer uma ótima estratégia e ganhar posições. Já Pimpolho Faulhaber tentou armar um bote pra passar Paulista, que mesmo com o resultado ruim da bateria da manhã largava na pole, mas acabou perdendo a posição pro AZA, que parou certinho, não pegou tráfego e agarrou a segunda posição. E assim caminhou uma das baterias mais emocionantes do dia. Pimpolho Faulhaber tentanva colocar em cada cantinho pra buscar a posição de AZA, mas quando tentava mudar o traçado, quem quase embarcava era Gabizo. Nessa altura Gabizo estava de espectador de luxo, esperando um enrosco pra se mandar. Hum e foi isso mesmo que aconteceu. AZA deu uma erradinha na curva da arquibancada, mas não era suficiente pra Pimpolho Faulhaber colocar de lado. Conclusão: toque, espalharam os dois e Gabizo que não tem nada com isso, ganhou de presente um 2º lugar. Excelente pra ele. Ruim pra Pimpolho Faulhaber e pior ainda pra AZA que acabou ficando em 4º. Pimpolho Faulhaber ainda tentou ultrapassar Gabizo na última volta, mas não deu, inclusive o lance tbm foi polêmico. Mas este eu não vi tão bem, e deixo pra vcs comentarem.

3º Bateria da tarde:

Troca de posições antes da largada. Mas isso pode? Pode Pilotaida. Basta vc trocar de kart ainda no briefing. E foi o que Pimpolho Jansley fez. Sabendo que tinha sorteado um pé-de-pano, não bobeou e sorteou outro, mas pra isso teve que abrir mão da pole. Afff... a sorte não estava boa. Outro pé-de-pano no sorteio e último lugar no grid. Quem não tem nada com isso é o amigo do carinha que acabou de arrebentar na bateria anterior. Gil Martins saiu lá de trás e seguiu o exemplo do amigo Rafael James pra quadricular em primeiro. Ta certo que Gil teve uma ajudinha da sorte.

Rodrigo liderava com certa folga, qdo sua corrente arrebentou. Assim como na assinatura da Lei Áurea. Arrebentou mesmo com talco? Mesmo com talco! Os karts de lá não aguantam o rojão e servem só pra baterias de bate-bate. Rodrigo terminou em último e Gil levou a quadriculada e saiu com um sorridente semblante!

4º Bateria da tarde:

Hora de ir pra pista. Com os resultados da manhã perdi duas posições no geral, e agora corria na quarta bateria, vide meu 10º lugar no geral. Acompanhado do excelente Humberto Rubin. Minha bateria tbm contava com Elias Kaiuca, Alex kid, Orlando Afonso e Ze da Matta. Molezinha, né? Brinquei com Rubin antes da largada e nos desejamos boa corrida. Sabia que ele era o cara a ser batido. E assim o fiz no início da terceira volta, ainda sem grip e com muito talco na pista, ultrapassei Rubin. Será um sonho? Que nada! Passei, abri e comecei a sobrar. Olhei pra pista e vi uma distancia confortável, estava tão distante que não sabia se meus adversários já tinham parado ou não. Não tinham! Mas eu parei. E voltei um pouco atrás de Rubin. Pensei: -"É controlar a distancia e na parada dele, voltar a frente." Seria tudo muito fácil se não existissem os retardatários e se os fiscais olhassem pra pista. No final da corrida estava muito próximo a Rubin, não o ameaçava com uma ultrapassagem, mas não precisava, bastava ele parar e assumir a liderança novamente. Rubin era mais rápido, mas não o suficiente pra abrir 11seg. Mas faltando 3 voltas, Orlando Afonso resolveu disputar posição comigo. Eu tinha que literalmente empurrar Orlando, que não abria, pq não sabia, pq não recebia as malditas bandeiras azuis. Em duas voltas perdi 8 segundos e Rubin parou e voltou na minha frente.

E Dona Angela que assistia a corrida da aqrquibancada e tinha vibrado com a minha ultrapassegem no início da corrida, ficou sem a homenagem que iria fazer pro Dia das Mães. Era pra vc a vitória, Mãe! Segundo lugar e mais dois pontos me escaparam. Vai fazer falta.

5º Bateria da tarde:Não vi muito desta bateria. Ainda tentava digerir o aquele amargo segundo lugar. Mas vi o suficiente pra ver Filipe Jorge sobrar mais uma vez. Arrebentar, fazer a melhor volta e sair do kart já secando Tubino! Essa aqui eu deixo pra vcs comentarem, pois realmente vi muito pouco!

6º Bateria da tarde:

Eu estava tão puto, que o início desta bateria eu tbm perdi. Mas assiti a melhor parte. Alexandre Moriya usou a estratégia, habilidade e calma de sua Ioga pra vencer uma das baterias mais legais do dia. Quem vibrava discretamente com o desempenho de Moriya e de Matheus, era Filipe, pois Tubino seu adversário direto, perdia rendimento e caía pra terceiro. Era a primeira vez que Tubino largava a liderança. Eu avisei, Petrópolis guardava grandes surpresas. Matheus veio de trás babando, virando 1 seg mais rápido e qdo ganhou a segunda posição de Tubino, partiu pra cima de Moriya. Mas a Ioga faz bem ao Japa. Com calma e muita garra fez o traçado defensivo certinho e controlou as últimas 3 voltas com extrema categoria e arrancou aplausos da Primeira dama Etel e do resto do muro inteiro! Vibração pra Vitória do Japa!

Muitas trocas de posição na tabela e com um dia horroroso como o meu, saí no lucro com um 9º lugar no geral.
Mas quem saiu no super lucro, foi Filipe Jorge, que não ve ninguém a sua frente!

Até as pistas!

Um comentário: